O sabor tão português dos Santos Populares, o cheiro a manjerico, a música a animar a festa…Este ano acompanhe as redes sociais do The Art of Tasting Portugal, encomende os sabores, brinde à chegada do Verão, e festeje em sua casa!

Este ano, pela primeira vez em muitas décadas, os Santos Populares não vão ter as suas festividades habituais. Vamos ter uma memória especial deste ano mas tentar que, dentro das condicionantes que vivemos, seja a melhor possível! A pensar nisso, o projecto The Art of Tasting Portugal, concebido pela Chefs Agency, desafiou a restauração nacional das duas cidades que mais vivem estas festividades, a criar petiscos inspirados nos sabores desta época, tão nacionais, em versão “take-away”, para que os Portugueses consigam ter o seu próprio arraial em casa.

Assim, de 8 a 14 de junho, em Lisboa, e de 22 a 28 de junho, no Porto, o cheiro a sardinha assada, a pimentos, a chouriço, broa ou a manjerico poderão “invadir” as nossas casas no melhor dos sentidos, dando-nos a viver uma outra versão dos Santos Populares. Os restaurantes criaram petiscos com base nos principais sabores destas festas – a sardinha, o pimento, o caldo verde, o chouriço, a broa, os caracóis – disponibilizando-os em regime ‘take-away’, estando também disponíveis no serviço à carta nos restaurantes. A harmonizar os petiscos, estará a Cerveja Bohemia, que recentemente lançou no mercado a edição desenvolvida com cevada alentejana, – parceira da plataforma The Art of Tasting Portugal -, devidamente escolhida pela equipa de sommeliers da Central de Cervejas.

Até agora, em Lisboa, onde as festividades iniciam com o Santo António, dia 13 de junho, estão confirmados vários restaurantes: a Tasca da Esquina e a Peixaria da Esquina, do chef Vítor Sobral, terão como petisco “Atum salteado com orégãos” e “Camarão com Alho e Malagueta”.

Na  Taberna da Rua das Flores, o chef André Magalhães preparou  umas “Empanadas de Sardinha” – que em época de Santos Populares querem prestar homenagem aos Tascos Galegos de Lisboa. A chef Marlene Vieira desafiou a criatividade e terá como petisco uma “Katsu Sando de sardinha”, uma sandes de sardinha frita, inspirada na street food japonesa e num prato nortenho chamado “costeleta de sardinha”. Neste caso, a chef troca a carne de porco por sardinha frita, pimentos e cebola.

No mesmo local onde faz o take-away, no SÁLA, o chef João Sá servirá” um “Trio de baos” – um de sardinha e pimentos, outro de porco com amêijoa e outro de bifana. Em Alcântara, o chef André Fernandes, do ATTLA, bisa na proposta: tem “Sardinha fumada, salada de batata e cebola avinagrada, espuma de caldeirada e coco” para os que não dispensam o “ingrediente-estrela” da estação, e um mais ousado, “Peixe rei frito, molho tártaro de flor de sabugueiro, kimchi de espargos.” Já a caminho do rio, na Taberna Albricoque, o chef Bertílio Gomes preparou uns “Caracóis à Algarvia”, perfeitos para saborear em casa, de cerveja Bohemia na mão.

Patrícia Dias, directora-geral da Chefs Agency afirma que “O projecto The Art of Tasting Portugal está focado nos produtos e produtores nacionais, que representem o melhor de Portugal. Todos os meses teremos ações relacionadas com os produtos de época e com as tradições nacionais, de forma a dinamizarmos os sectores económico, agrícola e turístico do país. A nossa grande missão é que a restauração nacional e, por consequência, a população em geral, dê prioridade ao receituário nacional e escolha apenas produtos de proximidade, com toda a qualidade que temos nos nossos sabores nacionais”.

The art of tasting - Imprensa

No Porto, os parceiros da acção “Puxar a Brasa à nossa Casa” serão revelados em breve nas redes sociais do The Art of Tasting Portugal. Adicionalmente, está também lançado um sorteio, no Instagram, para todos os que participarem nesta iniciativa e optarem pelos petiscos ‘take-away’ disponibilizados pelos restaurantes. Para participar, basta seguir as instruções divulgadas na página de Instagram do The Art Of Tasting Portugal, partilhando o passatempo nas suas stories e identificando @theartoftastingportugal, @cervejabohemia e o restaurante com o  petisco que lhe faz crescer mais água na boca! O vencedor será escolhido aleatoriamente entre os participantes e receberão um brinde da cerveja Bohemia! 

Saiba mais sobre este projeto em www.theartoftastingportugal.com.


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