Lamego acolhe, a 17 e 18 de setembro, a primeira edição do Douro & Porto Wine Festival, que vai juntar nomes como Gipsy Kings, The Stranglers, Fafá de Belém e Pedro Abrunhosa no cartaz.

O evento será, garante a organização, “dedicado ao vinho e à música e que pretende promover o melhor da região”, juntando também alguns chefs numa mescla entre gastronomia e entretenimento na margem do rio Douro.

O evento, que tem o apoio da Câmara de Lamego, do Turismo do Porto e Norte e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, propõe uma programação a pensar nas famílias e nos jovens e em vários públicos, “desde experientes produtores a simples grupos de amigos que procuram matar a curiosidade”, com áreas no espaço do festival para todos os gostos.

“Valorizando sempre os momentos de convívio e bem-estar, o Douro & Porto Wine Festival tem como objetivo promover a produção vinícola e o desenvolvimento do enoturismo na região”, realça a organização, que também destaca a importância de o Douro ser, no próximo ano, Cidade Europeia do Vinho.

O organizador Diogo Patrício Marques antevê que, no certame, participem mais de 30 empresas, mais de 10 chefs e especialistas e cerca de 100 produtores do Douro. “É essa diversidade que queremos promover e dar a provar a quem nos visita”, afirma.

Ao longo de seis hectares, com capacidade para receber um máximo de 20 mil pessoas por dia, o espaço recebe grandes nomes da música, bem como inúmeros chefs, produtores de vinhos de sucesso e diversos convidados. O cartaz inclui mais de 10 artistas nacionais e internacionais que irão atuar em Lamego.

Uma das novidades do festival é a criação do Cook Stage que, com a curadoria e moderação do conceituado chef Miguel Castro e Silva, terá espetáculos de cozinha ao vivo, degustações, música e palestras, com a presença de chefs, produtores de vinho, artistas e figuras públicas como JJ Vintém, António Loureiro, Marlene Vieira, Catarina Nascimento, Tiago Bonito, José Guedes, Dirk Niepoort, David Guimaraens, Fernando Alvim e Miguel Gameiro, entre muitos outros.

Mas as novidades não ficam por aqui, sendo que há também a Wine Experience, uma área que sugere experiências sensoriais e vitivinícolas, com convidados nacionais e internacionais, onde é possível participar de várias provas e concursos.

O recinto acolhe ainda as casas de vinho, onde é possível degustar, provar e comprar vinhos das mais variadas quintas da região demarcada do Douro, e a Zona Privilege, com bares exclusivos, uma área de alimentação com acesso ao Cook Stage, Meet & Greet com artistas, acesso privilegiado ao palco, uma tenda com espetáculos exclusivos e espaços de negócios.

Comentários