A celebrar um ano de portas abertas ao enoturismo – já consagrado vencedor na sua categoria, em Portugal, pelo Best Of Wine Tourism 2023, concurso promovido pela plataforma Great Wine Capitals –, o consórcio de produtores do Douro Lavradores de Feitoria reforça o convite aos aventureiros e amantes de vinho para viverem a experiência de se ser ‘Enólogo por um dia’.

‘Enólogo por um dia’ é um dos programas que integra a oferta de enoturismo da Lavradores de Feitoria, cuja sede, adega, centro de visitas e loja de vinhos estão situados na Quinta do Medronheiro, na EN 323, em Sabrosa. A crescente procura por esta proposta tem demonstrado a grande mais-valia nesta aposta e confirmado que os enoturistas procuram, cada vez mais, experiências diferenciadoras. Com a duração de cerca de 2h30, tem um cariz bastante imersivo e, no final, uma recompensa marcante: uma garrafa de vinho única e muito especial!

Para iniciar o programa, nada melhor do que conhecer o universo da Lavradores de Feitoria – e do mundo do vinho, em geral –, fazendo-o com uma visita guiada à vinha, adega, linha de engarrafamento, garrafeira e sala de barricas. De seguida, e depois de contextualizados os “passos” necessários para a criação de um vinho, é tempo de se passar à acção propriamente dita, através da prova de várias amostras vínicas e do loteamento das mesmas, a fim de se obter um vinho de blend bem ao gosto do seu autor. Finalizada esta importante etapa, é a vez do ‘enólogo por um dia’ engarrafar, arrolhar e “vestir” a sua própria garrafa – criando e colando do rótulo –, que levará de recordação: um produto super autêntico e altamente personalizado. Por fim, e para terminar a experiência da melhor maneira, a Lavradores de Feitoria brinda os seus ‘enólogos por um dia’ com a prova de três vinhos da gama terroir – Meruge branco, Vinha do Sobreiro tinto e Quinta da Costa das Aguaneiras tinto. Uma seleção que vai permitir que percebam o impacto que o terroir e o tipo de vinificação têm no resultado de um vinho. O programa termina com um brinde, muitos sorrisos e estórias para contar, em pleno Douro vinhateiro.

A Lavradores de Feitoria dispõe de outras opções de programas de enoturismo, que vão desde uma visita “a solo” – passível de ser feita por quem não aprecie vinho, enquanto bebida, ou até por crianças e jovens, e promovendo assim o lado mais educativo e cultural deste que é um sector que tanto nos identifica como país, dentro e fora de portas –; diferentes provas de vinhos e até um programa em tempo de vindimas. A experiência ‘Enólogo por um dia’ tem o valor de €200,00 por pessoa e está disponível de segunda a sexta-feira, com flexibilidade de horário. A marcação prévia é obrigatória e deve ser feita – e confirmada em função da disponibilidade – através dos contactos [email protected] ou 968 667 660. O centro de visitas e a loja de vinhos da Lavradores de Feitoria estão abertos de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

Comentários