Se o mercado de vinho português tende a caracterizar-se não só pela sua qualidade, mas também pelo seu forte contributo para a economia nacional, temos a dizer-lhe que o ano de 2021 surpreendeu tudo e todos. É verdade, não só os números de produção, de consumo e de enoturismo foram satisfatórios, mas os mais recentes dados divulgados sobre a exportação prometem revolucionar a internacionalização do setor.

Quem o diz é a ViniPortugal, uma associação de referência criada em 1996, que na sua mais recente pesquisa comunicou alguns números bastante promissores. Representando cerca de 925 milhões de euros em vendas para fora do país, ou seja, um crescimento de 8,11% quando comparado a 2020, a exportação do vinho português encerrou o ano que passou melhor que nunca.

Entre as principais informações destaca-se também a curva de crescimento deste mercado além-fronteiras. Se nos anos anteriores a média de crescimento da internacionalização rondava os 3,6%, e em 2020 subiu para 4,5%, 2021 quase que dobrou estes valores. Já quando o assunto são as principais regiões que exportam, existe um claro destaque para a Região Demarcada do Douro, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Efetivamente, estes dados são reflexo do forte investimento que o mercado vinícola tem sido alvo, levando para os quatro cantos do mundo o vinho, e consequentemente, a cultura portuguesa. Mas sabe quais são os países para os quais mais viaja o vinho português?

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Principais mercados de exportação

O vinho português não se deixou ficar pela Europa e, atualmente, um dos seus principais mercados é exatamente o dos Estados Unidos da América, representando um crescimento de mais de 13%, assim como o do Brasil que, no decorrer de 2021, demonstrou uma evolução de 8,65%. Por outro lado, a Rússia enquanto mercado de exportação apresentou um crescimento notável de 34,5% e a China de 9,55%.

Já do ponto de vista europeu, a exportação para a Polónia cresceu 19,4% e para a Alemanha 13,46%.

Nesse sentido, se olharmos para um panorama geral e listarmos os principais mercados para os quais viaja o vinho nacional, a França ocupa um claro primeiro lugar no ranking, referente a 116 milhões de euros de exportação, estando seguida dos Estados Unidos (104 milhões), do Reino Unido (97,9 milhões), do Brasil (73,7 milhões) e, por fim, da Alemanha (54,6 milhões).

De facto, a história dos vinhos portugueses sempre foi marcada pela sua internacionalização, tal como aconteceu com o caso do vinho do Porto. Nesse sentido, Portugal continua na missão de promover os seus néctares por todo o globo, incentivando fortemente o crescimento do setor.

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