São as duas mais recentes novidades, que traduzem o trabalho ímpar que a marca tem vindo a desenvolver no Douro!

  • Depois de um longo trabalho de recuperação de vinhas velhas, iniciado há quatro anos – ao todo foram 11 hectares de um portefólio de 54 castas – é tempo de mostrar o que foi feito até aqui.
  • Os dois Grande Reserva que chegam agora ao mercado, refletem na perfeição o trabalho que a MENIN DOURO ESTATES tem estado a desenvolver no Douro e onde a recuperação de património, continua a ser o ponto de partida.

Douro, Maio de 2022 – Há menos de um ano foram lançados os primeiros vinhos: o Douro New’s Legacy Reserva 2018 e o Menin Reserva Tinto 2019. Agora, a MENIN DOURO ESTATES dá a conhecer aqueles que são os primeiros dois Grande Reserva:  o MENIN Grande Reserva Tinto 2019 e o MENIN Grande Reserva Branco 2020.

Produzidos no complexo de quintas da região de Cima Corgo, num total de 80 hectares de vinha plantados em socalcos de beleza ímpar sobre o rio Douro.

Parece que foi ontem, mas a verdade é que já lá vão quatro anos do arranque deste projeto, que junta Rubens Menin e Cristiano Gomesdois empresários brasileiros apaixonados, há muito, por Portugal e em particular pelo Douro. Recuperar as vinhas velhas com valor patrimonial incalculável foi o ponto de partida, agora o objetivo passa por continuar a produzir vinhos de gama alta, que reflitam o terroir durienseprivilegiando sempre a qualidade, em detrimento da quantidade. Depois, dá-los a conhecer ao mundo.

 

“O investimento em património vitivinícola tem sido muito importante e têm sido dados passos muito assertivos no que diz respeito à preservação da vinha. Este MENIN Grande Reserva Branco 2020 é o topo de gama dos brancos, é um vinho muito especial e muito ambicioso”,

Tiago Alves de Sousa, enólogo consultor da MENIN WINE COMPANY.

enologia de João Rosa Alves com consultoria de Tiago Alves de Sousa segue a linha que MENIN desenhou para o projeto: produzir vinhos de qualidade que reflitam o ADN da região e que representem da melhor forma o terroir do Douro.

 

MENIN Grande Reserva Branco 2020é um 100% Arinto. É plantado em cotas bastante altas(entre os 350 e os 400m), fator que lhe confere uma relevante frescura natural. Estagia durante seis meses em barricas de carvalho, sobre borras finas e bâtonnage periódica. De cor citrina e intensidade média. No nariz, realce para as notas muito finas de fruta cítrica, fruta branca, algumas nuances do estágio em barrica de carvalho e bastante mineralidade. Na boca, muita frescura cítrica, estrutura e untuosidade, pelo estágio em barrica e mineralidade. Fatores que o distinguem pela sua qualidade e uma elevada capacidade de guarda. É um vinho que segue a linha dos grandes brancos do Douro e tem uma edição limitada, o que o torna ainda mais especial.

Menin Douro Estates | Viva o Vinho

Comentários