Quem diria que o vinho, a bebida de eleição para muitos, pode dar um impulso à sua vida com diversos benefícios? Pois é, o vinho não é só mais uma bebida alcoólica, a lista de benefícios derivados deste néctar é longa — especialmente no que se trata da saúde.

Já há muitos anos que os médicos falam dos benefícios do vinho, mas estudos mais recentes comprovam estas ideias, concluindo que o vinho é benéfico para o seu corpo. Todo o tipo de vinho traz alguns destes benefícios: o vinho tinto é mais rico em polifenóis, que ajudam a manter o coração saudável, e o vinho branco está carregado de antioxidantes.

Note que todos estes estudos e recomendações de médicos se baseiam em beber vinho de forma moderada. A quantidade recomendada é 300 ml por dia, o que ronda uma média de um copo por dia. E, infelizmente, beber o dobro ou triplo não vai duplicar ou triplicar os seus benefícios.

Fique então com boas razões para desfrutar de um copo de vinho diariamente.

Aumenta a longevidade

O vinho tinto é rico em resveratrol, um poderoso antioxidante que ajuda a combater possíveis danos nos nossos órgãos. Um estudo finlandês de 2007 acompanhou 2.468 homens ao longo de 29 anos das suas vidas. O estudo concluiu que os homens que bebiam vinho apresentaram uma taxa de mortalidade 34% mais baixa do que quem bebia outro tipo de bebida alcoólica.

Este antioxidante ajuda também pessoas com diabetes a regular os níveis de açúcar no sangue. Já outros estudos revertem para os benefícios do vinho no que diz respeito a prevenir e ajudar no tratamento de doenças mentais, como Parkinson e Alzheimer.

Desta forma, ao beber vinho moderadamente consegue proteger o seu corpo de certas doenças, aumentando a sua longevidade.

Vinho aumenta a longevidade | VivaoVinho.pt

Pode ajudar a emagrecer

Já ouviu falar na dieta do vinho? Bem, ainda não existe, mas talvez seja uma boa ideia. Uma pesquisa da Universidade de Purdue descobriu que o piceatannol composto, convertido em resveratrol, bloqueia a formação de células de gordura, o que é benéfico para doenças como a obesidade.

Por mais que queiramos que seja verdade, o vinho não é milagroso mas, quando tomado em moderação, pode ajudar as pessoas com excesso de peso a perder alguma gordura. Só a taça de vinho diária não chega, tem que ser acompanhada com um estilo de vida saudável, mas sempre é uma ajuda.

Benéfico para a saúde do seu coração

Em 1992 nasceu um fenômeno com o nome de “paradoxo francês”. Este paradoxo deve-se ao facto de alguns cientistas terem descoberto que os franceses tinham uma taxa de mortalidade 36% mais baixa, em casos de doença cardíaca. Como é que isto se liga com o vinho?

Os cientistas acreditam que o que causa esta melhoria cardíaca é o vinho, mais especificamente os antioxidantes da pele e sementes das uvas. Muitos médicos aconselham a beber um copo de vinho à noite, acompanhado de uma refeição, pois pode proteger as veias do seu coração. Descubra algumas recomendações de harmonização de vinho com pratos frescos de verão

O vinho mantém a pele saudável | VivaoVinho.pt

Mantém a pele saudável

E quando pensávamos que o vinho não podia ajudar mais, ele dá-nos uma reviravolta. Mais uma vez os antioxidantes e polifenóis desta bebida trazem um benefício que muitos procuram em cremes e séruns — uma pele mais saudável. Os antioxidantes combatem bactérias que causam acne, ajudando também a rejuvenescer a pele e aumentar a sua elasticidade. O vinho é também responsável por estimular a circulação do sangue, o que previne sinais de envelhecimento.

Fortalece o seu sistema imunitário

E se lhe dissesse que o vinho pode afugentar a gripe? Um copo de vinho por dia pode ajudar o seu corpo a combater mais de 200 vírus diferentes, devido aos poderosos antioxidantes que contém. De acordo com um estudo do American Journal of Epidemiology, o vinho consegue prevenir uma constipação ou gripe comum e, apesar de não as curar, o consumo de vinho moderado pode até ajudar a melhorar os sintomas que estas doenças apresentam.

Desenvolve o bom humor

Vários estudos, como o realizado pela Health Study Nord-Trøndelag, descobriram que pessoas que bebem vinho moderadamente têm menores taxas de depressão. No entanto, o contrário acontece com pessoas que bebem mais bebidas alcoólicas do que o recomendado.

O vinho funciona como um modulador hormonal que, por vezes, eleva o bom humor e a sensação de bem-estar. Assim, mais do que ajudar a relaxar, o vinho consegue melhorar o seu estado de humor.

Beber vinho desenvolve o bom humor

O vinho apresenta ainda muitos outros benefícios para a sua saúde física e mental. Agora que ficou a conhecer alguns deles, esperemos que desfrute deste néctar delicioso sabendo que poderá estar a melhorar a sua saúde. E lembre-se: o segredo está na moderação!

Comentários