Em maio passado estivemos em Vila Nova de Foz Côa para a 8ª edição do Festival de Vinho do Douro Superior (FVDS), a convite da Revista Grandes Escolhas. Para quem não se lembra, em 2018 já estivemos lá e foi uma experiência memorável, com direito a visitas a vinhas localizadas nos pontos mais altos do Douro.

Dessa vez estivemos em duas vinícolas de referência, a Quinta da Leda e a Quinta do Vale Meão (vamos contar mais sobre essas visitas em outros posts). Participar destes eventos é uma experiência incrível, pois temos a oportunidade de conhecer novos produtores e vinhos inéditos, alguns ainda nem estão disponíveis no mercado, ou foram engarrafados há poucos dias. Por isso, fazemos questão de aproveitar cada segundo, desde a abertura das atividades no final da tarde de sexta-feira até o início da noite de domingo.

Além da variedade de vinhos apresentada, também pudemos saborear uma mostra de produtos típicos da região. Eram azeites, queijos, doces e mais uma série de outras delícias. Aliás, foi dessa região que pudemos experimentar um azeite muito especial, o Chousas Nostras, produzido pela Gerações de Xisto — e claro que fomos atrás dele de novo.

Nessa edição foram alcançados dois recordes que validam a importância do evento: os números de expositores e visitantes foram superiores a qualquer outro ano, sinal da importância e qualidade dos vinhos e demais produtos regionais. É muito bom estar presente e ver o crescimento do Festival, que coloca merecidamente em evidência os produtores locais.

Durante os três dias, as atividades foram intensas, com provas de vinhos e de comidas comentadas por especialistas.

O Concurso de Vinhos do Douro Superior foi memorável, por razões bastante especiais. Além de contar com 180 referências em competição e de atrair excelentes vinhos, pela segunda vez eu fui jurado do concurso, mas dessa vez a Renata estava ao meu lado. Foi a segunda vez que atuamos em um júri juntos e quem nos conhece sabe que adoramos fazer tudo juntos.

Foi um “trabalho árduo”, pois envolveu provar às cegas 38 vinhos na manhã de sábado. Vinhos extraordinários passaram por nós e só podemos agradecer aos organizadores do concurso pelo convite, que não deixa de ser uma forma de reconhecimento do Viva o Vinho enquanto mídia.

A prova elegeu os melhores vinhos nas categorias branco, tinto e vinho generoso. Confira abaixo os vencedores:

  • Branco: Quinta da Pedra Escrita Branco 2017, de Rui Roboredo Madeira Vinhos;
  • Tinto: Crasto Superior Syrah Tinto 2016, da Quinta do Crasto;
  • Vinho do Porto: Quinta do Grifo Porto Vintage 2016, da Rozès.

A experiência foi, como sempre, maravilhosa, e mal podemos esperar pela próxima edição! Parabéns à excelente organização pelo evento e aos vencedores do concurso.

Comentários