Os restaurantes Magma e Mirante Rooftop Bar do hotel açoriano celebram a estação que se aproxima com novas criações que honram a qualidade e a sazonalidade dos produtos e tradições do arquipélago.

Lisboa, 30 de maio de 2022 – A Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel, em pleno Atlântico, na ilha de São Miguel, convida a descobrir as novas propostas gastronómicas do seu restaurante Magma e gastrobar Mirante Rooftop, construídas com base no que a ilha, e a natureza, agora oferecem. A celebrar o primeiro aniversário, este hotel açoriano reforça a aposta, mais do que nunca, em homenagear a essência do arquipélago e a transportar para a mesa o melhor dos Açores.

A cargo do chef João Alves, as novidades gastronómicas focam-se na sazonalidade e na sustentabilidade, e abraçam produtos da estação e de qualidade ímpar, com base numa ligação direta, estreita e muito próxima, com os produtores locais. As cartas, que mudam de três em três meses de forma a acompanhar a produção regional e a máxima qualidade dos ingredientes – e da equipa que os trabalha -, destacam o peixe – sempre na sua melhor época –, e a carne açoriana, quando esta se encontra disponível, sendo que a pimenta da terra, típica e tradicional dos Açores, é o único ingrediente transversal à carta todo o ano.

Num ambiente sofisticado e confortável, o restaurante Magma apresenta uma cozinha de sabores e técnicas regionais, com toques de história e natureza, apurados ao máximo através de uma visão contemporânea. O objetivo passa por reinventar a cozinha açoriana, elevando a outro patamar esta herança gastronómica e cultural. Destacam-se o ceviche de peixe dos Açores, feito diariamente com o peixe disponível na lota, o risoto de tinta de choco com polvo e lula frita, e a especial reinterpretação da queijada da Graciosa pela equipa, com base na receita tradicional.

Numa vertente mais arrojada, o Mirante Rooftop Bar, com uma deslumbrante vista para a ilha, segue um conceito de gastrobar, onde a inspiração é a cozinha do mundo. Este ano, numa vertente oriental, encontram-se opções como sushi e o caril vermelho de frango Tailandês, sendo que tudo é feito com produtos da ilha (excluindo os produtos de origem japonesa).

Restaurante Magma, Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel | Viva o Vinho

“Desenvolvemos os conceitos do Magma e do Mirante Rooftop Bar de acordo com o máximo respeito pela sazonalidade e pelo que de melhor se encontra nos Açores. A estreita e forte ligação com os produtores locais permite-nos acompanhar o ciclo de vida dos vários ingredientes, desde o plantio e apanha, até que são apresentados aos nossos clientes, e incutir nos menus as épocas e timings em que podemos apreciá-los no expoente da qualidade e sabor. Respeitamos o que a ilha e a natureza oferecem, também numa vertente ambiental e de sustentabilidade, e no trabalho criativo dos diferentes produtos que temos disponíveis diariamente.”, explica João Alves, chef executivo do projeto. “Dedicamo-nos à simbiose entre o regional e o contemporâneo, o tradicional e o moderno, apurando sabores e receitas clássicas, de forma a levar o melhor dos Açores ao mundo, incluindo aos próprios portugueses”, reforça o chef João Alves.

A aposta, o respeito e a valorização dos produtos e produtores de São Miguel e da identidade regional definem o conceito dos dois projetos gastronómicos, onde a equipa coordenada pelo chef João Alves se dedica a consolidar a ligação entre o clássico e o contemporâneo, e a apresentar as referências imperdíveis do receituário açoriano ao mundo. De formação maioritariamente clássica, o chef João Alves encontra inspirações sobretudo nas pessoas com quem trabalha e nos locais, que preservam no seu dia-a-dia a base tradicional herdada das mães e avós, e a herança açoriana. O projeto visa, também, apoiar produtores com pegada ambiental positiva e contribuir gastronómica e economicamente para o desenvolvimento da ilha de São Miguel, distinguindo-se enquanto projeto de referência em São Miguel.

“Estamos empenhados em contribuir para o sólido crescimento gastronómico, social e económico da ilha, consolidando estas várias vertentes e identidades do arquipélago de forma a apresentar e valorizar a qualidade e diversidade das nossas ilhas. O balanço do primeiro ano de vida do projeto – que abriu em plena pandemia – é muito positivo: conseguimos crescer, consolidar a nossa equipa, e estamos muito motivados para continuar a valorizar a diferenciação dos produtos a que recorremos e as pessoas que trabalham connosco, além da inovação que o trabalho com o sazonal e sustentável requer.”, explica Joana Damião Melo, coproprietária e diretora da Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel.

Comentários